O Stacks começou como um projeto com o objetivo de construir uma internet melhor em 2013, sendo desenvolvido no Departamento de Ciências da Computação da universidade Princeton. Seus cofundadores são Muneeb Ali e Ryan Shea. Muneeb é PhD em ciência da computação por Princeton, Inclusive o Stacks que até aquele momento se chamava Blockstack foi a tese de seu doutorado e Ryan é bacharel em engenharia mecânica com especialização em ciência da computação.

Muneeb e Ryan foram co-CEOs do projeto até 2018, quando Ryan saiu para abrir sua própria empresa. Desde a saída de Ryan, Muneeb tem sido o rosto de fato do projeto. Compõem o time de desenvolvimento uma equipe distribuída globalmente que inclui pesquisadores líderes do MIT, Princeton e Stanford.

O projeto é de propriedade da Hiro Systems PBC (anteriormente Blockstack PBC) e é supervisionado pela Stacks Open Internet Foundation . Ao analisar o time e as empresas que estão por trás do desenvolvimento do Stacks podemos concluir que o projeto vem sendo desenvolvido por uma equipe muito capacitada para fazer com que o projeto evolua e tenha mais usabilidade.

Tokenomics

O token STX ou Stacks, é o token nativo do projeto e é utilizado para facilitar as atividades dentro da blockchain Stacks, incluindo pagamento de taxas de transação, interação com contratos inteligentes, recompensar mineradores da rede e permitir que seus detentores ganhem BTC através do processo conhecido como Stacking.

Na gênese do token STX em 2019 o suprimento era de 1,32 bilhões de tokens STX e o protocolo tinha um mecanismo de mintagem e queima dos tokens. Em 2020 foi realizado uma alteração para um mecanismo de emissão reduzida, no qual foi reduzida a emissão final que ocorrerá até o ano de 2050 de 2,048 para 1,818 bilhões de tokens STX. Entretanto serão mintados mais tokens no início da mineração como forma de incentivo inicial.

Cronograma de lançamento dos Tokens STX

Cronograma de lançamento dos Tokens STX.

Na imagem acima é possível visualizar o cronograma de criação dos tokens STX. A parte azul representa os tokens que foram criados na gênese do projeto, cabe ressaltar que a totalidade desse bloco estará desbloqueada no ano de 2025. Já a região vermelha representa os tokens que serão criados até 2050, é possível notar que nos anos iniciais a taxa de criação será mais alta e no decorrer dos anos irá diminuindo até chegar a 1,818 bilhões em 2050.

Distribuição de tokens STX

Distribuição de tokens STX.

No gráfico acima está representado a distribuição do supply do token STX. Notamos que quase 50% foi destinada a vendas públicas e antecipadas a investidores. Cerca de 14% estão em tesouraria na Hiro PBC, empresa que desenvolve o projeto e 8% foi destinado ao time desenvolvedor. Chama a atenção os 6,6% destinados ao CEO e fundador do projeto, Muneeb Ali, não é uma prática convencional nos tokenomics de projeto cripto destinar um percentual totalmente direcionado para o fundador.

Vemos que de forma geral os tokens estão bem distribuídos e não vemos uma concentração. É importante ressaltar também, que de início já foram emitidos 1,32 bilhões de tokens STX, ou seja cerca de 75% do total de tokens a serem emitidos, um ponto positivo para a valorização do token, uma vez que como a maior parte já foi emitido, o aumento restante da oferta do token não deverá trazer impactos na oferta do token, o que poderia desvalorizar o preço do ativo.

A imagem abaixo ilustra a concentração significativa de tokens STX em um número limitado de endereços.

concentração de tokens STX

Concentração de tokens STX.

A governança do protocolo é baseada nos tokens STX, que estão concentrados em um número limitado de carteiras, provavelmente pertencentes aos beneficiários iniciais. Isso resulta em uma governança altamente centralizada, com destaque para os fundadores e investidores do projeto. Consequentemente, novas mudanças no protocolo tendem a ser implementadas de forma hierárquica, seguindo uma abordagem semelhante à adotada por empresas.

Proposta de Valor

O Bitcoin é amplamente reconhecido como a principal criptomoeda do mundo. À medida que sua adoção continua a crescer, também aumentam as oportunidades de uso. A plataforma Stacks se beneficia do sucesso do Bitcoin e desempenha um papel importante em transformá-lo em um ativo produtivo com diversas aplicações.

O Bitcoin forma uma base sólida em que todas as transações são concluídas. Com a rede Stacks, os desenvolvedores têm a capacidade de utilizar contratos inteligentes para criar uma variedade de aplicativos e infraestruturas para a Web 3.

Estrutura da Stacks.

Funcionamento da Stacks.

Na imagem acima vemos a estrutura de funcionamento da Stacks. Vale destacar que ela é baseada por meio de seu mecanismo de consenso, o Proof-of-Transfer.

Proof of Transfer

O Proof-of-Transfer (PoX) é um processo usado para confirmar blocos na rede blockchain do Stacks. Ele é uma variante do Proof-of-Burn (PoB) e concede aos mineradores do Stacks o direito de minerar blocos “queimando” uma parte de seus tokens, sejam eles ativos nativos ou outras criptomoedas. Ao realizar essa “queima”, os mineradores do Stacks têm a oportunidade de minerar mais blocos e receber recompensas em BTC por sua contribuição na segurança da rede.

No Stacks, a prova de transferência exige que os mineradores enviem BTC (na rede Bitcoin) para outros participantes da rede Stacks, em vez de usar um endereço de gravação convencional. Como o Stacks é capaz de ler o estado da rede Bitcoin, é possível verificar a ocorrência dessas transações de Bitcoin. A seleção aleatória de um minerador vencedor para cada bloco é realizada pelo protocolo Stacks, e o minerador é recompensado com o token nativo do Stacks, o STX.

Uma característica fundamental do Stacks é a sua interação com o Bitcoin sem a necessidade de modificar o protocolo da camada base do Bitcoin. Nesse sentido, o Bitcoin atua como a camada final de liquidação para o Stacks, em que as transações do Stacks são agrupadas e enviadas para serem verificadas e validadas no Bitcoin. Dessa forma, o histórico de cada bloco do Stacks é permanentemente registrado no blockchain do Bitcoin.

Apesar dessa retórica, esse processo carece de atenção, a relação entre Stacks e Bitcoin se restringe à verificação do histórico de transações, mas não oferece garantias quanto à segurança futura do Stacks. Afinal, o protocolo possui uma estrutura de rede, incentivos e propriedades que são distintas do Bitcoin. As transações em Bitcoin, utilizadas como consenso no Stacks, não são suficientes para garantir a segurança por si só.

Além do mais, os mineradores de Stacks não utilizam prova de trabalho, o que significa que a segurança da rede não está diretamente vinculada ao Bitcoin. Isso também implica que o Stacks não pode ser considerado uma camada dois do Bitcoin.

Processo de Stacking

Os usuários comuns que possuem tokens STX têm a oportunidade de participar ativamente do consenso da rede, bloqueando seus tokens STX em um contrato de staking, executando ou apoiando um nó completo, ou enviando informações úteis através da rede por meio de transações STX. Como recompensa por essas ações, os detentores de STX recebem BTC em um ciclo de recompensas que ocorre a cada duas semanas.

Ao optar por bloquear seus STX (chamado de “Stacking”) e realizar transações ocasionais, os detentores de STX se tornam participantes ativos na proteção da rede. Isso lhes concede o direito a uma parcela das recompensas em Bitcoin que são geradas quando os mineradores realizam transferências de BTC como parte do processo de mineração.

Esse mecanismo de stacking representa um novo método seguro para ganhar Bitcoin, sem a necessidade de investir em equipamentos de mineração caros, envolver-se em esquemas de empréstimo centralizados ou correr riscos com produtos DeFi oferecidos por terceiros potencialmente arriscados.

O Stacking é um método exclusivo utilizado pelo Stacks para permitir que os usuários ganhem BTC. É a primeira vez que os usuários podem bloquear um ativo e receber suas recompensas diretamente do protocolo em uma moeda reserva. O Stacks denomina esse processo como “empilhamento” e ele desempenha um papel fundamental no mecanismo de consenso de prova de transferência.

Os Stackers do Stacks desempenham um papel importante no suporte ao consenso da rede, bloqueando seus próprios tokens STX ou delegando-os a outros participantes. Como recompensa por essa contribuição, eles recebem BTC no final de cada ciclo de stacking.

No geral, essa abordagem é preferível aos métodos DeFi atuais, nos quais os usuários são obrigados a apostar em vários tipos de tokens e, geralmente, recebem suas recompensas no mesmo token, que então precisa ser convertido em BTC ou alguma stablecoin para garantia. Ao participar diretamente da rede e receber diretamente a criptomoeda mais valiosa, os Stackers evitam os riscos associados a projetos potencialmente problemáticos ou obscuros.

Contratos Inteligentes e principais projetos

O protocolo Stacks traz uma inovação importante aos contratos inteligentes ao introduzir a linguagem de programação “Clarity”. Desenvolvido especificamente para o ecossistema Stacks, o Clarity é altamente otimizado para oferecer previsibilidade e segurança aos desenvolvedores. Uma vantagem notável dos contratos inteligentes Clarity é a capacidade de ler o estado do Bitcoin, permitindo que sejam acionados com base nas transações da camada base do Bitcoin.

Os contratos inteligentes Clarity são transparentes e acessíveis, com seu código disponível publicamente e acessível diretamente na cadeia de blocos. Além disso, a linguagem Clarity possui recursos de visualização que ajudam a identificar e corrigir bugs e problemas antes da execução dos contratos inteligentes. Essa funcionalidade oferece aos desenvolvedores a oportunidade de testar o código com segurança, garantindo um ambiente mais confiável para a implementação dos contratos inteligentes.

Ao combinar o poder do Stacks e a linguagem Clarity, abre-se um mundo de possibilidades para o desenvolvimento de aplicativos sobre a base do Bitcoin. Embora o Bitcoin tenha uma funcionalidade de contrato inteligente limitada em sua camada base, a integração do Stacks e do Clarity permite explorar todo o potencial da principal criptomoeda, impulsionando a inovação e o desenvolvimento de aplicativos sobre sua infraestrutura.

A comunidade Stacks está experimentando um rápido crescimento, com um aumento significativo de usuários e ferramentas de desenvolvedor. A seguir, apresentamos alguns exemplos notáveis de casos de uso que o Stacks possibilita para a rede Bitcoin em larga escala.

DeFi

Alex: Trata-se de uma plataforma de lançamento descentralizada que permite que projetos no ecossistema Stacks acessem financiamento da comunidade e outros recursos importantes. É uma oportunidade para os projetos obterem apoio da comunidade e impulsionarem seu crescimento de maneira descentralizada.

LNSwap: Desenvolvido pela Trust Machines, o LNSwap é uma troca de troca atômica que possibilita transações confiáveis e seguras entre ativos das redes Bitcoin e Stacks. Com essa plataforma, os usuários podem realizar trocas sem a necessidade de confiar em terceiros, proporcionando maior segurança e eficiência nas transações.

Arkadiko: Trata-se de um protocolo de liquidez não custodial que oferece empréstimos estáveis por meio de sua stablecoin denominada token USDA. Com o Arkadiko, os usuários podem acessar empréstimos com base em garantias e desfrutar de uma solução financeira estável e segura no ecossistema Stacks.

NFTs

Gamma: É um mercado alimentado por Stacks para a compra e venda de Bitcoin NFTs.

StacksBridge: É uma ponte NFT de cadeia cruzada que conecta o Ethereum e o Bitcoin por meio da plataforma Stacks.

BTC.us: Nomes de domínio Web3 registrados via contratos inteligentes e protegidos no blockchain Bitcoin.

Console: Plataforma de bate-papo em grupo descentralizada desenvolvida pela Trust Machines.

Métricas rede Stacks

Total Value Locked (TVL).

Total Value Locked (TVL).

A imagem acima mostra o Total Value Locked (TVL) do protocolo Stacks, que atualmente está em $49,02 milhões. Esse valor é relativamente baixo em comparação com outros protocolos, especialmente os da categoria DeFi.

É importante ressaltar que o TVL está concentrado em poucas plataformas que utilizam o Stacks. A plataforma Alex representa cerca de 94,5% desse total, seguida por Arkadiko com 2,92%, CityCoins com 1,03% e StackSwap com 0,5%. Além da grande concentração, é notável que a maior parte desse valor provém de apenas uma plataforma, a Alex.

Apesar do TVL ser baixo, ao analisar o gráfico dos últimos meses, observamos uma tendência de crescimento. Com o contínuo desenvolvimento do Stacks e o surgimento de mais plataformas que se baseiam nesse protocolo, é possível esperar um aumento no valor do TVL.

Endereços ativos diários.

Endereços ativos diários.

A imagem acima representa o número diário de endereços ativos na rede Stacks, ou seja, endereços que realizam pelo menos uma transação por dia. Podemos observar que durante o primeiro semestre de 2021, a média de endereços ativos era inferior a 1000. No entanto, após esse período, a média aumentou para acima de 1000, atingindo picos acima de 6000 em janeiro de 2022 e acima de 9000 em fevereiro de 2023.

Ao comparar esses números com outros protocolos, especialmente os mais conhecidos no âmbito do DeFi, o número de endereços ativos na rede Stacks pode ser considerado baixo. No entanto, é importante levar em consideração que o Stacks ainda não é amplamente reconhecido como protocolo e que sua rede ainda não possui plataformas tão desenvolvidas. Nesse contexto, esses números se mostram interessantes e indicam um crescimento gradual.

Transações diárias.

Transações diárias.

Acima temos representada na imagem o número de transações diárias na rede Stacks, é possível notar um crescimento interessante desde o primeiro semestre de 2021, nesse período o número médio de transações ficou abaixo de 1000 e quando olhamos para o momento atual vemos o número em mais 6000 transações, ou seja um crescimento de pelo menos 5 vezes. Um dado bem relevante para o protocolo.

Taxas.

Taxas.

O gráfico acima representa o total de taxas arrecadadas diariamente em dólares pelo protocolo Stacks. Observa-se que durante o primeiro semestre de 2021, o protocolo arrecadou apenas centavos de dólar por dia, ou seja, uma quantidade insignificante de taxas. No entanto, a partir do segundo semestre de 2021, com o desenvolvimento do projeto e das plataformas que o utilizam, houve um crescimento considerável, com valores médios acima de 1000 dólares.

Ao longo do tempo, foram registrados picos de taxas, como em 18 de janeiro de 2022, quando atingiu mais de $42 mil. No momento atual, as taxas arrecadadas têm uma média de cerca de $500. Em geral, o protocolo tem arrecadado quantias modestas em taxas. No entanto, à medida que as plataformas implementadas no Stacks se tornem mais conhecidas e úteis, é esperado um crescimento significativo dessas taxas.

Métricas token STX

Volume de negociação.

Volume de negociação.

A imagem acima representa o volume de negociações do token STX. Até 2021, o volume de negociações era bastante baixo. No entanto, a partir deste ano, observou-se um crescimento significativo, alcançando um pico de $943 milhões em 5 de abril do mesmo ano, e manteve-se em um nível interessante até 2022.

Em 2022, houve uma diminuição considerável no volume de negociações, principalmente devido ao período de mercado em baixa durante esse ano. No entanto, em 2023, especialmente após fevereiro, houve um aumento significativo, atingindo picos de até $1,2 bilhão. Esse crescimento pode ser atribuído ao aumento da utilização da rede do Bitcoin, como o caso do aumento na criação de NFTs pelo protocolo Ordinals, o que impulsionou os demais projetos da rede Bitcoin.

Marketcap circulante.

Marketcap circulante.

O gráfico acima ilustra o marketcap circulante, que representa o número de tokens STX em circulação multiplicado pelo seu valor de mercado. É evidente um crescimento significativo após 2021, saindo de cerca de $400 milhões para aproximadamente $1 bilhão atualmente. Durante os períodos de fevereiro de 2021, abril de 2021, novembro de 2021 e janeiro de 2022, foram observados grandes picos, com valores de $2.38 bilhão, $2.43 bilhão e $2.16 bilhão, respectivamente.

Após abril de 2022 até fevereiro de 2023, houve um período de queda no marketcap, atingindo mínimas abaixo de $300 milhões, devido ao mercado em baixa nesse período. No entanto, a partir de fevereiro de 2023, o marketcap voltou a crescer, alcançando picos acima de $1.57 bilhão. Esse crescimento é resultado do aumento da utilização de protocolos que se baseiam na rede bitcoin, o que elevou a visibilidade e o destaque do token STX no mercado.

Dados da comunidade

A informação proveniente das redes sociais desempenha um papel relevante ao refletir o interesse da comunidade em relação ao protocolo e seu desenvolvimento. Esse aspecto ganha ainda mais importância quando consideramos que o mercado de criptomoedas é fortemente influenciado pelo elemento do “hype”.

A comunidade do Stacks possui números de comunidade notáveis, destacando-se o total de membros no Discord e, especialmente, o número de seguidores no Twitter. Esta última plataforma é de suma importância para avaliar o envolvimento da comunidade em um protocolo criptográfico. A seguir, apresentam-se os dados correspondentes:

Dados de Seguidores

  • Discord Members: 41,6K
  • Telegram Users: 12K
  • Twitter Followers: 155,8K
seguidores no Twitter do Stacks.

seguidores no Twitter do Stacks.

No gráfico acima, podemos observar o crescimento acumulado do número de seguidores no Twitter do Stacks. É perceptível que houve um forte aumento entre 2021 e o início de 2022, com um salto de 48.000 seguidores em janeiro de 2021 para cerca de 130.000 em março de 2022, representando um crescimento de aproximadamente 170%. No entanto, a partir de março de 2022 até janeiro de 2023, o crescimento quase estagnou, principalmente devido ao período desfavorável do mercado criptográfico nesse intervalo.

A partir de fevereiro de 2023, observa-se novamente um aumento mais significativo no número de seguidores, impulsionado principalmente pelo interesse crescente nos protocolos da rede do Bitcoin, o que consequentemente despertou maior interesse no Stacks. Em fevereiro, o número de seguidores era de 136.000, e atualmente é de 156.000, representando um crescimento de cerca de 15%.

Dados do site oficial

Os dados coletados pela SimilarWeb fornecem informações sobre o tráfego e engajamento do site da Stacks. É possível observar que, no último mês, o site registrou um total de 265,3 mil visitas. Além disso, chama a atenção o crescimento de 14,75% no tráfego em comparação ao mês anterior, que contabilizava 231,2 mil visitas. Esse aumento reflete um maior interesse por parte dos usuários.

A imagem também revela que a taxa de rejeição do site neste mês é de aproximadamente 82,91%. Isso significa que, dos acessos realizados, 82,91% dos usuários visitaram apenas uma página e em seguida deixaram o site, um número consideravelmente alto, mesmo em comparação com outros protocolos cripto.

No canto direito da imagem, é possível observar os sites também pesquisados pelos usuários. Chama a atenção a busca pelos sites brc-20.io e ordinalswallet.com, que estão relacionados aos tokens brc-20. Esses sites estão diretamente ligados ao tema em destaque no mercado e, como resultado, têm despertado um crescente interesse pelo Stacks.

Pontos Importantes

Distribuição de Nodes e Mineração

A mineração do Stacks tem chamado a atenção devido à sua notável centralização. Nos últimos 100 blocos, apenas 5 mineradores estavam ativos, e não é possível visualizar informações sobre mineradores anteriores na página do explorador de rede.

Além disso, houve momentos em que apenas uma única pool de mineração, a F2Pool, concentrou de 70% a 100% das validações. Esse cenário levanta preocupações sobre a centralização do poder de mineração.

Outro aspecto que merece destaque é o histórico de problemas relacionados à reorganização de transações e blocos, que precisaram ser rearranjados. Esses incidentes indicam uma certa instabilidade na rede e podem ter impacto na segurança e integridade das transações.

Esses elementos combinados levantam questões sobre a descentralização e a resiliência da rede de mineração do Stacks, destacando a necessidade de monitoramento e melhorias para garantir um ambiente mais equilibrado e confiável.

Stacks 2.1 e sBTC

Em 20 de março de 2023 após processo de votação em comunidade e testes, a Stacks passou por uma atualização hard fork chamada Stacks 2.1. Nessa atualização várias alterações notáveis foram feitas como:

  • Melhorias no Stacking
  • Implementação de novas funções do Clarity para análise e validação de dados
  • Melhorias nas Bridges (facilitando o suporte para bridges, oráculos e outros serviços que precisam retransmitir dados para a cadeia Stacks)
  • Implementação de Pools de mineração descentralizados
  • Integração de ativos nativos de Bitcoin e o controle de contratos inteligentes são os recursos mais significativos desta atualização. Agora, é possível enviar os ativos do Stacks diretamente para endereços Bitcoin. Isso permite que os proprietários utilizem os ativos do Stacks presentes em sua carteira Bitcoin por meio de contratos inteligentes que reconhecem as transações Bitcoin como chamadas de contrato.

Outra atualização importante é o lançamento do sBTC, um ativo programável baseado em bitcoin na proporção de 1:1. Essa iniciativa permitirá que os usuários coloquem seus bitcoins para trabalhar de forma segura e descentralizada, podendo participar de aplicativos DeFi.

O sBTC oferece contratos inteligentes que registram informações na camada base do Bitcoin e permitem o movimento de Bitcoin dentro e fora das camadas do Bitcoin. O sBTC será desenvolvido em 3 fases com fase final de conclusão no último trimestre de 2024. Entretanto, o ativo deverá ser ativado na rede principal da Stacks no último trimestre de 2023.

Aprovação da SEC

A Hiro Systems PBC, empresa por trás do desenvolvimento da Stacks se tornou a primeira empresa a receber aprovação da Securities and Exchange Commission (SEC) para realizar uma oferta inicial de moedas (ICO) em 2019, vendendo seus tokens digitais “stacks” (STX).

Por meio da isenção do Regulamento A+ da SEC, o IPO da Hiro Systems PBC (Stacks) arrecadou US$23 milhões. No entanto, com o lançamento do Stacks 2.0 em 14 de janeiro de 2021, a rede da Stacks deixou de ser controlada por uma única entidade, fazendo com que o token Stacks não fosse mais considerado um título conforme as regulamentações da SEC.

Análise de preço

Ao analisar o gráfico acima, que ilustra o comportamento do preço do ativo STX desde 2019, podemos observar algumas tendências significativas. Até janeiro de 2021, o preço do STX raramente ultrapassou a marca de $0,30, permanecendo na maior parte do tempo abaixo desse valor. No entanto, a partir de janeiro de 2021, houve uma notável valorização que durou até janeiro de 2022. Durante esse período, o preço atingiu picos acima de $3, representando um aumento de mais de 2400% em comparação com o valor inicial de $0,12.

Entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2023, o preço do token sofreu uma desvalorização considerável, mantendo-se em torno de $0,30. Essa queda pode ser atribuída ao momento desafiador enfrentado pelo mercado cripto nesse período. No entanto, a partir de fevereiro de 2023, houve uma recuperação no preço, com o token STX alcançando picos acima de $1,15. Isso se deve ao crescente interesse nos protocolos da rede Bitcoin e, consequentemente, no Stacks.

Atualmente, o token STX está sendo negociado a $0,65, o que representa um potencial de valorização de 421,54% em relação ao valor máximo histórico de $3,39, registrado em dezembro de 2021. Esses números sugerem que, com a retomada do mercado, o token STX pode buscar novamente esse valor.

Conclusão

Após uma análise do protocolo Stacks e suas principais características, fica evidente que ele traz uma funcionalidade importante para o mercado, preenchendo uma lacuna na rede bitcoin ao oferecer suporte para contratos inteligentes e aplicativos descentralizados (Dapps).

O protocolo conta com uma equipe altamente capacitada, incluindo o seu fundador e membros com formação em renomadas universidades ao redor do mundo. Além disso, a Hiro Systems PBC respalda o projeto, o que aumenta a probabilidade de um desenvolvimento bem-sucedido. Durante os anos de desenvolvimento, o protocolo tem passado por atualizações significativas, como as versões Stacks 2.0, 2.1 e o lançamento do sBTC, demonstrando que o projeto está em constante evolução e atento às melhorias necessárias.

O token STX desempenha um papel crucial no ecossistema do projeto, sendo utilizado para governança e como utilitário para executar contratos inteligentes, processar transações e recompensar mineradores. No entanto, é importante destacar que a concentração dos tokens nas mãos de poucos usuários pode acarretar em riscos de concentração de poder na governança, com apenas alguns usuários sendo capazes de propor e aprovar mudanças no projeto.

Outro aspecto que merece atenção é a concentração da mineração na rede, com poucos mineradores exercendo controle significativo. Além disso, foram observados problemas relacionados à reorganização de transações e blocos. Embora o Stacks tenha estimulado o desenvolvimento de plataformas interessantes, como no mercado de DeFi e NFTs, nenhuma delas ainda alcançou um crescimento e destaque significativos. Para que o Stacks conquiste um espaço no mercado, é necessário que essas plataformas cresçam e ganhem maior usabilidade.

Apesar dos pontos negativos mencionados, o token STX pode ser uma opção interessante de investimento, especialmente para investidores que buscam diversificar suas carteiras em diferentes setores e ainda não possuem um projeto baseado na rede bitcoin. O projeto possui atualizações promissoras pela frente e está bem estruturado para crescer. Com o contínuo interesse do mercado no desenvolvimento de soluções na rede bitcoin, o Stacks e o token STX têm potencial para se manterem em destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *