Numerai é um hedge fund no qual possui um torneio de modelos para previsão de desempenho de ativos caracterizado como o “torneio de ciência de dados mais desafiador do mundo” e suas recompensas são pagas no token NMR. A razão da criação do torneio é gerar modelos de dados robustos de forma que a Numerai possa aumentar o retorno de seus investimentos. A Numerai pretende se estabelecer como o hedge fund mais influente globalmente, e da mesma forma utilizar o token NMR para servir como incentivo para atingir essa meta.

Fundos de hedge representam veículos de investimento, que negociam uma variedade de ativos, incluindo ações e obras de arte. Eles operam com regulamentação mínima, levando a retornos financeiros de alto risco, mas potencialmente excepcionais, semelhantes ao mundo da criptomoeda.

Seu fundador é Richard Craib, um analista de mercado que se formou na UC Berkeley e Cornell e possui graduação em matemática e economia, ele começou a notar ineficiências significativas nas operações de fundos de hedge durante seu tempo trabalhando na indústria. A fim de resolver essas deficiências, Craib decidiu criar a Numerai em 2015, e incluir o uso de modelos de dados primitivos para prever preços de ativos e a natureza protetora da modelagem de dados financeiros.

Essa abordagem gerou projeções de preços mais precisas e permitiu que a Numerai se tornasse o fundo de hedge mais lucrativo do mundo. O diferencial do fundo é a utilização de modelos matemáticos em suas análises dos ativos e também pela equipe qualificada por trás do seu desenvolvimento.

A equipe da Numerai é formada por profissionais com bastante experiência em finanças e na análise de dados, destacam-se:

  • Richard Craib: Fundador e CEO da Numerai, possui experiência na indústria de Hedge Funds, antes de criar a Numerai, criou um fundo de machine learning para a Prudential.
  • Dan Spier: É o diretor de Operações (COO) da Numerai, antes foi chefe de portfólio da Blackrock.
  • Rich Allen: É o diretor administrativo, lidera a captação de recursos, relações com investidores e desenvolvimento de negócios. Antes foi (COO) na Mission Value Partners.
  • Rui Tang: É o diretor de portfólio, responsável pela parte de pesquisas e composição do portfólio. Antes foi gerente de portfólio da Acadian Asset Management e da MacKay Shields.

Tokenomics

No início do Numerai, a forma de remuneração para os usuários era realizada por meio do PayPal, e em seguida passou a ser feita em Bitcoin. Entretanto, nenhuma dessas opções estavam suprindo as necessidades requeridas para a proposta do Numerai, desta forma, foi desenvolvido o token Numeraire, NMR.

O token NMR foi desenvolvido para servir como incentivo para que o público envie modelos de previsão de desempenho de ativos a fim de obter os melhores modelos e implementá-los em suas estratégias de investimento.

O token é utilizado como meio de recompensas para os usuários bem sucedidos que enviarem o melhor modelo, entretanto, para enviar o modelo é necessário que o usuário aposte o seu token. É por meio de um contrato inteligente que se paga as recompensas apropriadas aos vencedores e também é esse contrato que queima as apostas dos participantes malsucedidos, agindo como um mecanismo deflacionário que tende a gerar valor ao token.

Nenhum ICO foi lançado. Em vez disso, em 2017, 1 milhão de tokens NMR foram lançados para os usuários ativos da Numerai, que eram cerca de 12.000 na época.

Existem atualmente 6.217.646 NMR em circulação de um total de 11.000.000 NMR. O token Numeraire tem um suprimento limitado, assim como um grande número de criptomoedas, incluindo o Bitcoin. A oferta finita atua como um mecanismo contra a inflação e significa que nenhum novo token NMR deve ser cunhado uma vez que a oferta se esgote.

Numeraire passou por uma série de mudanças desde que foi introduzido. Inicialmente tinha uma oferta máxima de 21 milhões, o mesmo que o Bitcoin. Foi cortado o seu fornecimento total para 11 milhões e foi cunhado o fornecimento pendente de NMR. Até então, vinha sendo cunhado apenas as quantias necessárias para recompensar os participantes bem-sucedidos em seus torneios semanais de ciência de dados.

A Numerai recebeu um financiamento de 7,5 milhões em 2016 de investidores privados, incluindo outros fundos de hedge, e continuaram a receber investimentos desde então.

O fundador da Numerai, Richard Craib, disse à Bloomberg que, quando a empresa garantir US $1 bilhão em ativos sob gestão, ela explorará os usuários pagantes em outras moedas, mas, por enquanto, continuará usando o token NMR.

token holders

Detentores do token ao longo do tempo.

No gráfico acima vemos o número de usuários que detém o token NMR. É possível enxergar um crescimento robusto no número de holders, tendo obtido um total de aproximadamente 957,44% de crescimento. Analisando a partir de janeiro de 2021, dentro do período de bull market até hoje, vimos um crescimento de 59,48%, um desempenho significativo.

Esta métrica de quantidade de detentores do token NMR é de grande importância para a Numerai visto que quanto menos atrativo o token se torna para os detentores, menos modelos de códigos serão apostados e desenvolvidos. Este desempenho visto no gráfico é um ponto bastante positivo para eles.

Usuários ativos semanais.

Na imagem acima vemos o gráfico que ilustra a diferença entre novos usuários e usuários antigos que estão ativos na utilização do token NMR. Vemos que o número de usuários era muito inferior ao que vimos a partir de março de 2020, onde houve um pico expressivo de novos usuários. A partir de 2021 vimos uma média decrescente de usuários ativos.

Nos últimos dois anos a média de holders está em aproximadamente 100 mil, sendo dividida quase igualmente entre usuários novos e usuários antigos.

Quantidade de tokens NMR por carteiras de usuários.

Nos quadros acima, temos as informações a respeito das carteiras que possuem a quantidade de token em cada faixa. Vemos que 93,24% das carteiras, ou seja, 35,938, possuem até 100 tokens. Já na faixa entre 100 e 1000 tokens temos 2,070 carteiras, equivalente a 5,37%.

O restante das carteiras que possuem entre 1,000 e 100,000 tokens equivalem a aproximadamente 1,39% de todas as carteiras.

Com isso, podemos concluir que a grande maioria de carteiras possui um número menor de tokens evidenciando que não existem carteiras causando uma grande concentração do fornecimento de NMR.

Dados Staked Models.

Dados Staked Models

Existem atualmente 932 modelos sendo postados pelos usuários. Um total de 148.744 NMR em aposta, o que equivale a aproximadamente US $2.841.587,13 milhões de dólares.

Volume real.

Acima vemos o volume real operado do token NMR. Vemos que nos primeiros 3 anos de suas negociações, seu volume era extremamente baixo e quase irrelevante, porém, a partir do final de 2021, e principalmente 2021, período onde o mercado estava significativamente mais aquecido, o volume chegou a atingir mais de US $400 milhões em determinado momento.

No último ano, vimos uma queda significativa no volume negociado e com alguns picos ao longo do ano. Ultimamente a média do volume negociado está em aproximadamente US $12 milhões.

Market cap circulante.

Ao analisarmos o gráfico acima, onde temos o market cap circulante do ativo NMR, vemos que similar ao desempenho do preço e volume negociado do token, nos primeiros anos de negociação seu market cap foi muito baixo e quase irrelevante durante alguns anos.

Porém, vemos que a partir de 2021, onde surfamos o bull market, o market cap da NMR chegou a atingir níveis elevados, registrando mais de US $500 milhões. No entanto, de 2022 até os dias de hoje vemos uma regressão muito grande mas ainda acima de seus níveis iniciais. Isto se dá provavelmente pela desvalorização do token neste momento difícil do mercado.

Desempenho de preço do ativo NMR.

No gráfico acima temos o desempenho de preço do ativo NMR desde o início de suas negociações em 2018. Vemos que dentro do período do primeiro ano de negociação da moeda, o seu preço foi desvalorizado em quase 100% do seu valor inicial. No período em que o mercado começou a se mostrar mais bullish, o preço do ativo começou a buscar seu patamar anterior, atingindo seu valor mínimo em novembro de 2018 e seu valor máximo em maior de 2021.

Durante o mercado favorável o token voltou a alcançar níveis de preço mais altos, porém, a partir daí uma desvalorização gradual está sendo vista, entretanto agora sendo negociado em níveis intermediários quando em comparação com seu máximo e mínimo.

Número de seguidores no Reddit.

Número de seguidores no Twitter.

As métricas que nos mostram a atividade da comunidade da Numerai são bastante relevantes, como ilustram o engajamento e satisfação dos usuários. Vemos que tanto no Reddit quanto no Twitter a comunidade vem crescendo demonstrando a procura e interesse do público.

Hoje a Numerai possui aproximadamente 47,500 seguidores em sua página principal no Twitter e 4,041 inscritos na página do Reddit, porém existem apenas 13 usuários ativos.

Site Numerai

Dados a respeito do tráfego no site Numerai.

Nesta primeira imagem vemos o número de visitas que o site recebeu nos últimos 3 meses. A média de visitas é de 107 mil por mês, um número bem expressivo. Não identificamos um crescimento claro porém também não vemos uma redução no número. Entretanto, a taxa de rejeição, que significa que o visitante apenas acessa a página principal e em seguida sai do site, é de 40,54%, um número elevado.

Distribuição de visitas por país.

O Japão é o país com mais visitas de todos, totalizando 33,25% de todas as visitas, em segundo lugar vem os Estados Unidos com um total de 15,32%.

Conclusão

A Numerai é um hedge fund diferenciado pelo seu modelo matemático utilizado para prever a movimentação de ativos e principalmente pelo uso do token NMR como incentivo para seu desenvolvimento. Além disso, a equipe da Numerai é constituída por pessoas renomadas em seus nichos de mercado e isto gera confiança e boas perspectivas para o fundo.

Ao analisar o token Numeraire entendemos que a ideia de utilizar o token como incentivo para o benefício do fundo, através da obtenção de modelos de previsão bem-sucedidos é interessante e parece funcionar. Ademais, o seu mecanismo de queima, por consequência de deflação, é importante para a sua valorização.

Um ponto importante a ser destacado é o fato de que a utilização do token no processo de staking é bastante restrita, uma vez que envolve colocar o seu token como aposta para o desenvolvimento de modelos bem-sucedidos. Este fato faz com que a utilização do token se torne muito limitada e de certa forma venha gerar um desincentivo para aqueles que não estão tão confiantes em seus modelos, devido ao mecanismo de queima.

Além do mais, em nossa avaliação identificamos uma carência de métricas para analisar e tomar conclusões a respeito do desempenho geral do fundo e do token. A partir das informações analisadas, vemos que a comunidade vem crescendo, porém nada tão relevante quando comparado aos protocolos criptos que normalmente avaliamos.

Entendemos que o token possui uma funcionalidade e um mecanismo de deflação interessante, e desta forma ele gera valor. Porém, sua utilização é muito limitada e restrita para um grupo pequeno de pessoas. Pelo fato de que um investidor comum teria dificuldade de obter remuneração através do processo de staking e ainda ter riscos de perder o token, a atratividade do token se dá apenas pela sua valorização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *