Treasure DAO é um ecossistema de console de jogos que visa conectar comunidades de jogos por meio de uma plataforma descentralizada que reúne jogos, NFTs e seu token nativo, MAGIC. O protocolo foi inicialmente lançado no Ethereum em agosto de 2021 como uma ramificação do Loot Project. Em outubro de 2021, o projeto foi transferido para a Arbitrum. Seu principal fundador é John Patten, mas ele trabalhou no projeto com uma equipe de especialistas em tecnologia. No entanto, pouco se sabe sobre a formação profissional da equipe antes de trabalhar neste projeto.

A equipe da Treasure adota uma postura que remete a ideia de uma “Nintendo descentralizada”, desta forma, eles reforçam os três pilares centrais que compõem o seu ecossistema; Jogos, Comunidade e Infraestrutura. O ecossistema é totalmente vinculado ao token Magic, sendo todos os jogos construídos pela Treasure e desenvolvedores capacitados. A comunidade é composta por diversas comunidades menores que junto a infraestrutura econômica composta por mecanismos e recursos alimentam e fazem o ecossistema funcionar e se desenvolver.

A Treasure foi recentemente nomeada a principal plataforma NFT na blockchain Arbitrum, por meio de seu marketplace Trove, respondendo por aproximadamente 95% de suas transações NFT. Também expandiu significativamente sua coleção de construtores, jogos e marcas em um período de tempo relativamente curto. Atualmente, a Treasure tem uma comunidade de 100.000 pessoas que usam seus nove jogos e marcas, e esse número deve crescer significativamente à medida que novos projetos são lançados.

Apesar da Treasure ainda não ter divulgado um roteiro público, a DAO é composta por 30 membros anônimos da equipe, incluindo desenvolvedores, gerentes de produto, artistas, construtores de marcas, profissionais de marketing, economistas e jogadores. No entanto, ainda existe uma ausência de informações sobre a equipe disponível para o público.


Tokenomics

tokenomics magic

MAGIC Tokenomics.

O token de governança e utilidade da rede, MAGIC, alimenta todo o ecossistema e é essencial para o funcionamento de toda a plataforma. Por meio do token, os usuários pagam pelas transações executadas e também são oferecidos serviços de staking da moeda.

A equipe optou por um nível de inflação mais elevado nos estágios iniciais do projeto, a fim de estimular a comunidade e a liquidez. Umas das principais características deste tokenomics é a questão do processo de halving. Neste processo, o fornecimento total de tokens Magic é reduzido pela metade para reduzir a taxa de inflação. Diferentemente do que é visto com o Bitcoin a cada quatro anos, na Treasure este processo acontece todo ano. Ao fazer isso, eles promovem a sustentabilidade a longo prazo.

O suprimento circulante atual de MAGIC é de 211 milhões de tokens. Isso equivale a aproximadamente 60,30% da oferta total de MAGIC de 350 milhões de tokens. As futuras emissões do MAGIC serão alocadas com 33% para a fazenda Treasure e 25% reservadas para mineração. Além disso, 17% da oferta será utilizada para staking e liquidez. Outros 15% são reservados para o fundo do ecossistema e os 10% restantes são dedicados à equipe.

Além disso, a estrutura de alta recompensa disponível por meio da mineração MAGIC foi crucial na disponibilidade de liquidez. Essa liquidez apoiou o protocolo e promoveu a confiança na plataforma.

Previsão MAGIC supply.

No gráfico acima, vemos a previsão para a distribuição dos tokens MAGIC, ao longo de um período de 12 anos. Os tokens serão distribuídos entre o time de desenvolvedores, fundos do ecossistema, recompensas para mineradores e provedores de liquidez, e se mantendo constantes os tokens na tesouraria da DAO.

Por meio dos dados de distribuição dos tokens ao longo dos 12 anos, foi possível calcular que ocorrerá uma taxa de emissão média de cerca de 4,19%. Vale ressaltar que nos anos Y2, Y3 e Y4, serão os com maior maior taxa com 22,22%, 9,09% e 6,67% respectivamente.

TVL e Market Cap

TVL e Market cap: Treasure DAO.

Podemos identificar que no início do projeto houve um interesse elevado em relação ao staking do token Magic, o que pode explicar um TVL maior e com o tempo o interesse de negociar e utilizar o token aumentou, sendo a razão pela queda vista e o crescimento do market cap.

Número holders token MAGIC.

Acima vemos o número total de holders, que equivalem a um total de 353,323, e também vemos as 5 wallets com mais quantidade de tokens. Uma hot wallet da Binance possui a maior quantidade de tokens, equivalente a aproximadamente 20% dos tokens em circulação no mercado.

Dados On-Chain

Usuários ativos na Treasure por semana.

Vemos que durante o período inicial de 2022 (principalmente março e abril) houve um crescimento no número de usuários ativos, provavelmente sendo correlacionado com o momento bom no mercado como um todo junto ao lançamento de novos jogos na plataforma. No final do ano passado também vimos um crescimento expressivo na rede.

Número de jogadores únicos por semana.

Ao analisar o gráfico acima, que mostra o número de jogadores únicos na rede, vemos que existe uma relação muito parecida com o gráfico de usuários em geral, o que significa que provavelmente a maioria dos usuários são contas reais e usuários ativos. No dia de confecção desta análise (07/03) existem atualmente 89,969 jogadores únicos. A cada trimestre vemos um crescimento médio de 101% no número de usuários ativos.

Número de usuários ativos do token Magic por mês.

Semelhante aos gráficos anteriores, este retrata os usuários ativos mensalmente do token Magic. Cabe ressaltar que os dados foram coletados no início do mês de março, por esta razão no gráfico apresenta uma diminuição no número de usuários. Ao olhar para o gráfico vemos uma tendência de crescimento para esta métrica. O volume total negociado em Magic até o momento é de US $271 milhões.

Número de novos usuários do token Magic por dia.

Número de novos usuários do token Magic por semana.

Nos dois gráficos acima fica ainda mais em evidência o crescimento da utilização e negociação do token Magic desde o seu lançamento.

Número de usuários nos últimos 7 dias.

Número de usuários nas últimas 24 horas.

Nas tabelas acima vemos o número de usuários do ecossistema da Treasure como um todo, com 3,881 novos usuários na última semana e 1,937 nas últimas 24 horas.

Trove: Marketplace de NFT´s

Trove: número de usuários ativos e transações diárias.

Acima temos o número de usuários ativos na Trove, o marketplace de NTF’s da Treasure, e também o número de transações feitas por usuários. Nos últimos 90 dias vimos uma diminuição nestas métricas, porém, pode estar apenas relacionada ao momento do mercado como um todo, similar ao movimento visto na rede principal.

Volume transacionado na Trove.

Cabe ressaltar que algumas coleções são consideradas generalizadas, neste caso são ofertados em ETH, portanto, o volume transacionado em ETH e em Magic são eventos distintos. Em comparação com o volume transacionado em ETH o volume em Magic é significativamente maior.

MagicSwap: Plataforma de Swaps

MagicSwap: número usuários ativos e transações diária.

A MagicSwap, a plataforma de trocas de tokens da Treasure, atualmente permite apenas a troca do token Magic por dois outros tokens, ELM e GFLY, tokens relacionados aos jogos.

No gráfico acima vemos o número de usuários ativos e o número de transações feitas na MagicSwap. é possível identificar uma tendência de crescimento nos últimos meses, o que mostra que os jogos e a plataforma vem sendo utilizados pela comunidade do projeto.

Análise de Concorrência

Os protocolos de jogos e realidade aumentada são considerados os players deste setor. Comparado aos seus concorrentes a Treasure está em 5° em termos de market cap, com um total de US $292 milhões. Os 4 primeiros ainda estão bem à frente da Treasure, com o Immutable X sendo o quarto maior com um total de US $923 milhões e Decentraland em primeiro com US $1,1 bilhões.

Entretanto, a Treasure possui o maior volume operado de todos os projetos, com um total de US $60,65 milhões. Além disso, cabe ressaltar que a Treasure também possui a segunda maior valorização total dentro de um período de um ano, subindo 157,83% neste tempo.

Dados de Comunidade

PlataformaValorCrescimento
Seguidores no Twitter126,395288,91%
Total de membros no Discord30,38732,12%

No Twitter, a um ano atrás, a Treasure DAO tinha 32,500 seguidores. Houve um crescimento de 288,91%.

No Discord, a um ano atrás, a Treasure DAO tinha 23,000 membros no Discord. Houve um crescimento de 32,12%.

Dados de visitas ao site da Treasure.

Acima temos algumas informações a respeito das visitas ao site da Treasure. Vemos que de novembro para janeiro houve uma diminuição, porém de dezembro para janeiro houve um crescimento no número de visitantes.

Distribuição de acesso por país.

Vemos que os EUA têm a grande maioria dos acessos ao site da Treasure e compõe uma parcela grande de sua comunidade.

Categorias e tópicos em destaque/ outros sites visitados.

As principais categorias acessadas pelas pessoas que visitam o site são investimentos, finanças e redes sociais.

Análise de Preço

No gráfico acima vemos o desempenho do preço do ativo Magic desde seu lançamento em 2021. É possível observar que no início do projeto houve uma valorização muito expressiva, que pode ser explicada por um melhor momento no mercado. Em seguida, acompanhando o mesmo ritmo do mercado, houve um período mais estagnado para o preço do token, e recentemente vemos uma tendência mais positiva.

Cabe ressaltar que, em nenhum momento após o seu lançamento o preço do ativo caiu abaixo do seu preço inicial, um indicador muito bom para o token.

Conclusão

Após analisar o protocolo Treasure DAO e suas principais métricas e características, entendemos que o projeto ainda está em seus estágios iniciais, porém demonstra ter um grande potencial por ser um ecossistema completo que foca em três pilares centrais, jogos, comunidade e infraestrutura.

O token Magic é crucial para o funcionamento de todo o ecossistema e possui características de um token de utilidade e também um token de governança, isso gera valor para os detentores do token, ou seja, um ponto positivo. Outro ponto é de que o preço do token não caiu abaixo do seu preço inicial, o que indica um interesse por parte dos investidores iniciais.

Com a expansão do ecossistema da Treasure, da comunidade e de novos jogos e infraestrutura, como tudo será alimentado pelo token Magic, possivelmente veremos uma valorização no preço do ativo, se tudo correr bem.

Um ponto que chama a atenção é de que o projeto não possui um roadmap para o futuro da plataforma, e nem um plano de ação e metas que eles procuram atingir. Por este fato, se torna um grande mistério o desenvolvimento da plataforma e como eles pretendem evoluir para atingir níveis elevados de qualidade dos seus projetos e pilares centrais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *